quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A crónica da Amália: Culinária Neerlandesa



Como qualquer outro país, os Países Baixos têm suas próprias especialidades culinárias. Os queijos neerlandêses, como Gouda e Edammer, são famosos.

A cozinha neerlandesa é bastante simples, comem-se muitas batatas e verduras no país. Durante o ano inteiro encontra-se uma grande variedade de peixe. Os neerlandeses tradicionalmente costumam beber cerveja, mas os vinhos estão conquistando terreno rapidamente. Leite é uma das bebidas favoritas, o que talvez explique a razão pela qual os neerlandeses são um dos povos mais altos do mundo.
A vida neerlandesa seria imaginável sem a presença do chocolate. Amesterdão tem os maiores armazéns de cacau do mundo.
Os neerlandeses também gostam muito de vla (um pudim cremoso) e de poffertjes (uma espécie de pequenas panquecas com açucar refinado).


Os neerlandeses são grandes consumidores de café. No que diz respeito ao chá, os neerlandeses seguem os ingleses de perto. Quando há café ou chá, raramente falta um pedaço de torta de maçã, com creme de chantilly.
Existem comidas e bebidas que só se comem em ocasiões especiais. Ao nascer um bebé servem às visitas o "beschuit met muisjes", um biscoito redondo besuntado com manteiga e decorado com confeitos azuis se for menino e cor de rosa se for menina.

No Dia da Rainha, 30 de Abril, bebe-se o Oranjebitter, licor de laranja, de cor condizente com a cor laranja da família real.

As refeições
O pequeno-almoço (ontbijt) consiste em cereais tipo muesli e corn flakes ou fatias de pão com pasta de amendoim, geléias, queijos ou granulados de chocolate no pão.

O almoço é servido aproximadamente às 13h e quase sempre é uma refeição de pão.
Na Holanda existe uma variedade enorme de pães: pão integral do mais escuro ao mais claro, grandes, pequenos e de diversos formatos e alguns cobertos com diversos tipos de sementes.

O holandês é um grande consumidor de café e há sempre uma bolachinha de manteiga ou um chocolate como acompanhamento do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário