quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A página da Amália : Países Baixos / Holanda

Nederland Países Baixos (Holanda)

Data de Entrada na União Europeia: 1957 (País Fundador)
Sistema Político: Monarquia Constitucional
Capital: Amsterdão (Amsterdam)
Sede do Governo: Haia
Residência Real: Haia
Superfície Total: 41 864 km²
População: 15,8 milhões
Língua Oficial: Neerlandês
Moeda: Euro
Fronteiras com: Alemanha, Bélgica e o Mar do Norte

A Holanda é também conhecida como os Países Baixos. Na verdade, o nome correcto do país é Países Baixos. Holanda é o nome de duas das maiores províncias (Norte e Sul), por isso se passou a usar essa designação informal para este país.


Os holandeses são conhecidos pelos seus diques, tulipas, moinhos de vento, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, bicicletas, artistas e a sua tolerância social. As suas políticas liberais são frequentemente mencionadas e usadas como (bons ou maus) exemplos nos demais países.
Um aspecto notável do país é o facto de ser extremamente plano. Aproximadamente metade do território fica a menos de 1 metro acima do nível do mar, e boa parte das terras estão, de facto, abaixo do nível do mar.
Muitas áreas baixas estão protegidas por diques e barragens. Partes dos Países Baixos, inclusive quase toda a moderna província da Flevolândia, foram conquistadas ao mar - estas áreas são conhecidas como polderes.
Actualmente os Países Baixos possuem a mais avançada rede de diques no mundo. O principal desafio desta obra de engenharia é faze-la resistir às tempestades marítimas ou às enchentes no caso de rios. Para escoar as águas utilizavam-se, na Holanda, os moinhos de vento e actualmente as bombas.
O país é dividido em duas partes principais pelos rios Reno (Rijn), Waal e Mosa (Maas).
A agricultura é altamente mecanizada.
(fonte: europa.eu.int)




Sem comentários:

Enviar um comentário